terça-feira, 27 de março de 2012

PROJETO DANÇANDO & EDUCANDO


 A dança possibilita ao aluno a sensibilização e percepção corporal, incentiva a criatividade e melhora a auto-estima.

Sabendo que a dança engloba conceitos, procedimentos e atitudes e precisa ser abordada em toda a sua dimensão possibilitando aos alunos: adquirir habilidades e preparo corporal básicos para a criação e interpretação em dança; desenvolver a percepção cinestésica, espacial e temporal; desenvolver a consciência corporal, enfatizando o reconhecimento do seu corpo, o esquema e a imagem corporal; adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre os elementos da dança; articular as experiências pessoais dos alunos com as informações de outras produções em dança (locais, nacionais e internacionais) nos aspectos da criação, interpretação e apreciação em dança; compreender as relações que são estabelecidas entre corpo, dança, cultura e sociedade, e construir uma relação pautada no respeito mútuo, diálogo, solidariedade, responsabilidade, dignidade e justiça, valorizando as diversas escolhas e possibilidades individuais e grupais de criar/interpretar em dança. 


 Essa perspectiva permite que as alunas tenham oportunidade de com/na dança falar de seus desejos, experiências, preocupações e satisfações sobre o mundo que vivenciam, o que poderá resultar em instigantes temas geradores para um processo de pesquisa/criação/composição em dança. Ao mesmo tempo, as alunas podem perceber as relações que estabelecem com o seu corpo e com o da colega, refletir sobre a idealização de corpos presente na dança e na cultura, perceber as diferenças entre trabalhar o movimento sozinho e com o outro, criar em grupo compartilhando idéias e opiniões, ampliar seus conhecimentos e estabelecer outras relações espaço-temporais   Considerar que a dança também forma distintas concepções de corpos dançantes, pois com o movimento se estabelecem diferentes relações de espaço e tempo, possibilita perceber que se constroem diferentes "discursos" sobre o corpo, seja em relação aos aspectos técnicos (habilidade física, performance), sociais (representações de gênero, raça, etnia ou sexualidade) ou culturais (identidades, expressão, valor estético etc.), dentre outros (MARQUES, 2003). 




Desta forma, para que não sejam apenas reprodutores de uma cultura corporal (com seus aspectos positivos e negativos), torna-se importante que as alunas compreendam que existem diferentes visões de mundo e diferentes formas de perceber, vivenciar e significar o corpo na dança, na sua cultura e na de outros povos. Isso contribuirá para que a diferença de corpo, de idéias e de valores seja respeitada e valorizada, contribuindo assim para que a escola seja um local de transformação e emancipação social (SOARES, et. Al, 1999). Nesse contexto, possibilita-se através do projeto Dança, que os alunos sejam cidadãos partícipes e construtores de seu próprio tempo.




video Dançando & Educando

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